28/03/2025: Vários criadores de animais que têm terrenos nas imediações do açude São José, na cidade de Ipaporanga, foram multados pela SEMACE, e tiveram suas atividades de bovinocultura interessadas.
Entre os criadores multados está o senhor Joaquim de Sousa Melo (Joaquim), que recebeu uma multa no valor de 1 mil Reais, entre outros, com multas de 2 mil, e até 3 mil Reais respectivamente.
A justificativa do embargo/interditado seria pelo fato da atividade bovinocultura (criação de boi) está acontecendo sem a licença ambiental.
Ou seja, os criadores estariam criando seus animais na beira do açude que abastece a cidade, o que não é permitido, segundo o órgão.
Ainda segundo a SEMACE "ficam os interessados cientes de que, em caso de descumprimento deste embargo administrativo estará sujeito a multa de 10 mil Reais a 10 milhões de Reais em conformidade com o ART 79 do Decreto Federal 6.514/2008".
Em conversa com a nossa reportagem, o senhor Joaquim lamentou o ocorrido e disse que vai recorrer da decisão.
Joaquim disse ainda está bastante chateado com a situação, pois onde seus animais estavam (mesmo sendo na beira do açude) é seu terreno, e que até aceita tirar os animais do local, mais que irá lutar para que o mesmo seja indenizado, assim como os demais criadores.
0 Comentários