25/10/2024: Na Ipaporanga, um nome pouco falado hoje na política é o do ex prefeito Toinho Contábil.
Na campanha de reeleição do prefeito Amaro, Toinho Contábil apareceu em algumas reuniões, tentando manter a imagem de líder. Porém, a reeleição do atual prefeito não mais se deve ao apoio de Toinho, mas ao crescimento político do próprio Amaro que de verdade, mostrou que a "criatura superou o criador ".
Ao longo dos 4 anos de mandato, Amaro Pereira criou o seu próprio grupo, onde conseguiu o apoio de políticos que antes faziam oposição a Toinho. O respeito e a consideração dessas pessoas é direcionado ao Amaro e não ao Toinho, pois boa parte desses políticos eram ligados ao ex prefeito Nilson Moreira.
Toinho hoje é uma espécie de líder simbólico ou de honra, mas a grande liderança política mesmo é Amaro Pereira que conquistou sua reeleição e ainda plantou sementes na política de outros municípios, como por exemplo, em Pires Ferreira, onde elegeu sua irmã Samara como a vereadora mais bem votada.
Atualmente, Amaro tem mais força política em Pires Ferreira do que mesmo o ex prefeito Torrim.
Enquanto que Samara, irmã de Amaro obteve uma votação de 1140 votos, o ex prefeito Torrim só conseguiu 445 votos.
Como podemos observar, Amaro não demonstra ter somente o domínio político do município de Ipaporanga, onde fez todos os vereadores, mas também demonstra está forte politicamente em sua terra natal , onde elegeu a sua irmã Samara com uma votação expressiva, em primeiro lugar.
Amaro Pereira vem demonstrando ter gratidão a Toinho Contábil e ainda o chama de "líder", publicamente. Embora todos saibam que Toinho não seja mais uma grande liderança e esteja caindo no esquecimento do povo, assim como aconteceu com outros políticos da velha guarda.
Podemos observar que Amaro Pereira não venceu somente a oposição de Ipaporanga, mas sim a toda ou qualquer ameaça ao seu projeto político, que por ventura pudesse existir dentro do próprio grupo de situação.
Afinal, dos nove vereadores, todos são da base, tendo alguns que possuem grande ligação de amizade e companheirismo com Amaro, sendo da sua mais total confiança.
Sendo assim, Amaro tem todo o respaldo para opinar na eleição da mesa diretora da Câmara Municipal, sugerindo para presidente, o nome do vereador ou vereadora de sua preferência.
Amaro Pereira tem mudado o rumo da política da Ipaporanga, criando as suas próprias lideranças, sendo que os remanescentes da política local já chegaram a conclusão de que a única forma de permanecer na política seria mantendo uma vaga de vereador. Enfim, findou-se na Ipaporanga aquela conversa de que fulano ou sicrano seriam fiéis da balança na decisão de uma eleição local.
Embora a oposição da Ipaporanga tenha sido quase que banida, não há como não deixar de reconhecer que alguns de seus membros agiram como muita firmeza e demonstraram coragem, posicionamento político e fidelidade ao pequeno grupo. Isso é louvável, pois colocaram a cara e deram uma certa valorização ao povo do lugar e a democracia.
0 Comentários