O julgamento aconteceu nesta segunda feira (05/08/2024), com início às 13h30min e término às 19h30min, sendo presidido pelo juíz Dr Silviny, e representando o ministério público estava o promotor de justiça Dr Guilherme Maia.
Na ocasião foram julgados os Réus: Fernando Adilson dos Santos Freitas, E Benjamin Costa de Andrade, ambos residentes em Fortaleza, os quais foram condenados pelo crime de homicídio a bala ocorrido no dia 05/02/2017, dentro de um mercantil no Distrito de Holanda, onde a vítima foi o Francisco Nacelio Rodrigues Silva, 34 anos, residente no Distrito de Holanda, e pela tentativa de Homicídio contra Jorge Luiz de Oliveira Silva (primo de Nacelio), residente no município de Canindé.
Consta nos autos do processo que na manhã do dia (05/02/2017), Adilson e Benjamin saíram de Fortaleza e foram até o Distrito de Holanda - Tamboril, onde mataram Nacelio dentro do seu local de trabalho, e que o crime teria sido motivado por vingança, pois a vítima Nacelio teria cometido um homicídio no ano de 2005, em Fortaleza onde a vítima teria sido um parente de Adilson (um dos autores do crime de Nacelio).
Ainda consta nos autos que no mesmo dia do homicídio que vitimou Nacelio, os autores Adilson e Benjamin foram até a localidade de Salitre - Canindé/CE, onde tentaram matar a pessoa de Jorge Luiz (primo de Nacelio), porém sem êxito, tendo a dupla de criminosos sido presos em flagrante e de posse de duas armas de fogo, das quais uma estava com a numeração raspada.
Adilson e Benjamin foram autuados em Flagrante e ficaram presos, porém no ano de 2021, os dois homens foram colocados em liberdade.
Já nesta segunda feira (05/08/2024), aconteceu o júri porém sem as presenças dos Réus que não compareceram, e foram representados pelo advogado de defesa Dr Lúcio Benevides, que em sua defesa tentou desqualificar a tese do crime de vingança para uma "fatalidade", o que não foi acatado pelos jurados que acabaram condenando os Réus em mais de 46 anos de prisão.
Benjamin foi condenado a 19 anos e 3 meses (pelo crime de homicídio contra do Nacelio), a 3 anos e 2 meses (pela tentativa de homicídio contra Jorge Luiz), e ainda a 3 anos (pelo crime de porte ilegal de arma), totalizando uma pena de 25 anos e 2 meses de prisão.
Já o Réu Adilson foi condenado a uma pena de 16 anos e 6 meses (pelo crime do Nacelio), a 2 anos e 7 meses (pela tentativa de Homicídio contra o Jorge Luiz), e 2 anos e 24 dias (pelo crime de porte ilegal de arma), totalizando uma pena de 21 anos, 1 mês e 24 dias de prisão.
Juntos, os dois Réus foram sentenciados a uma pena de 46 anos, 3 meses e 24 dias de reclusão.
Em seguida, o juiz determinou que fosse expedido os mandados de prisão para Adilson e Benjamin, uma vez que os mesmos irão responder em regime fechado, porém os dois homens por não terem comparecido ao julgamento, não foram localizados.
Em conversa com a nossa reportagem, o advogado Dr Lúcio Benevides disse que irá recorrer da decisão.
0 Comentários