Mão Amiga

Mão Amiga
Assistência familiar

Pesquisar

TECHCELL.INFO

TECHCELL.INFO

CORONEL ADRIANIZIO PARTICIPA DA FESTA DE ANIVERSÁRIO DE UM SÉCULO DO AVÔ QUE ATUOU COMO SOLDADO DA BORRACHA NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.

Seu Antônio e coronel Adrianizio.


Pioneiro no Estado do Ceará, como Soldado da borracha na segunda guerra mundial, seu Antônio Joaquim de Oliveira,  contagia a todos por seu jeito alegre, rosto sorridente e uma fé inabalável. A família reuniu amigos em Limoeiro do Norte/CE  para comemorar, em grande estilo, os 100 anos de vida do patriarca.


A festa para comemorar os 100 anos de seu Antônio Joaquim, teve muita alegria, união e homenagens. Este domingo 26/03/2023, começou diferente para o soldado da borracha , que logo pela manhã recebeu os parabéns e presentes dos familiares e amigos.


Chegar ao centenário é uma dádiva que poucas pessoas conseguem alcançar, ainda mais com lucidez e esbanjando saúde, alegria e fé. Momentos de luta e alegrias fizeram parte dos 100 anos de vida do patriarca que é exemplo de pai e avô em Limoeiro do Norte . “Hoje para mim é um dia feliz, estou alegre, pois estou recebendo visitas de pessoas queridas e por que tenho saúde, e com saúde, enfrentamos qualquer situação”, comemorou o aniversariante.


Seu Antônio Joaquim nasceu aos 26 de março de 1923, e atuou como Soldado da borracha na segunda guerra mundial, tendo inclusive se aposentado como soldado da borracha.


Soldado da borracha:

Soldados da Borracha foram os brasileiros que entre 1943 e 1945 foram alistados e transportados para a Amazônia pelo Semta, com o objetivo de extrair borracha para os Estados Unidos da América na II Guerra Mundial. Estes foram os peões do Segundo Ciclo da Borracha e da expansão demográfica da Amazônia.


O que quer dizer a expressão soldado da borracha?

Era a Segunda Guerra Mundial, e o Brasil, alinhado com os Estados Unidos, fornecia insumos necessários para fabricação de pneus, botes, calçados, material isolante e outros itens derivados da borracha. Os homens foram, de fato, recrutados para este trabalho, e acabaram se tornando conhecidos por soldados da borracha.



Os filhos constituíram suas próprias famílias, mas sempre se mantiveram ao lado do pai, que teve 12 filhos, 27 netos, 50 bis-neto, e 25 trinetos. Todos se destacaram na vida de seu Antônio Joaquim,  como o oficial da polícia militar do Ceará, Coronel Adrianizio Paulo, que sempre faz questão de remeter ao avô sua educação e valores aprendidos desde a infância.

"É um presente para mim estar junto ao meu avô vendo-o completar seus 100 anos. E não é apenas chegar a essa idade, mas chegar com saúde, sendo uma pessoa ativa e avó exemplar. Resumindo, meu avô em quatro palavras seria: fé, família, trabalho e honestidade. São exemplos que eu e toda família levamos para vida”, comemora o coronel Adrianizio Paulo, um dos oficiais de grande destaque dentro da instituição PM/CE.

Entre as grandes missões que comandou dentro da segurança pública, está por exemplo o CPI/Norte que recentemente foi comandado pelo Coronel Adrianizio.

Avô e Neto.


 

Postar um comentário

0 Comentários